Documentos extraviados no exterior: o que fazer?

fac516285aa8f58845c710bf042a5911

Viajar é muito bom!

Sempre planejamos todos os detalhes da nossa viagem e não tem nada mais gratificante do que ter as nossas expectativas atingidas e até, em muitos casos, superadas.

O problema é que nem sempre estamos preparados para os imprevistos que podem acontecer em uma viagem, e por conta disso podemos acabar frustrados e até desanimados. Porém, tudo isso pode ser evitado se você souber como agir nas diversas situações.

Por isso acredito ser importante esclarecer o que fazer caso seu passaporte seja perdido, roubado ou extraviado no exterior.

Em situações com esta o primeiro passo é manter a calma, sempre.

Depois deste primeiro momento, de acordo com as recomendações do Ministério da Relações Exteriores, você deve dirijir-se à autoridade policial local e reportar o extravio, solicitando a expedição de um Boletim de Oocrrência (ou documento similar).

Com este documento em mãos você deverá ir à Repartição Consular brasileira mais próxima (em horário de expediente, visto que o extravio de documento não é considerado uma emergência) e solicitar o novo passaporte – a expedição do novo passaporte não é gratuita.

Em casos excepcionais a declaração formal do extravio pode ser feita na entidade consular.

Além disso, se o país no qual você se encontra exige visto para brasileiros, a Repartição Consular brasileira poderá te auxiliar na obtenção do novo visto.

Caso ocorra o extravio de outros documentos brasileiros, como CPF ou Carteira de Identidade, a nova emissão somente poderá ser feita no Brasil.

Não parece difcícel, não é? 🙂

Mas só para garantir, algumas dicas minhas para ajudar vocês a terem uma viagem mais segura e tranquila:

  1. Antes da viagem procure o endereço da Repartição Consular (Consulado ou Embaixada) mais próximo de onde você vai estar. Aqui você encontra uma lista por ordem alfabétca de todas elas.

  2. Tenha uma cópia de seus documentos, seja uma cópia física, uma foto no celular ou um arquivo em seu e-mail ou nuvem.

  3. Nunca ande com todo o seu dinheiro com você, sempre deixe um valor para emergencias em um cofre no hotel ou escondido dentro de uma bolsa.

  4. Não ande desligado. Até nos países mais seguros é sempre bom prestar atenção no que está acontecendo e tomar um pouco de cuidado.

Espero que vocês nunca passem por isso, maaaas caso aconteça, estarão preparados!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s